Docentes da UCDB lançam livro sobre a era do antropoceno

17/04/2023 - 8:26 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

O livro “O antropoceno e os contextos de emergências e desastres” foi lançado pela editora Terra sem Amos e traz dez artigos sobre como é chamada a era geológica atual e a influência do homem e seus impactos. A publicação é organizada pelos pesquisadores Yan Leite Chaparro e Josemar de Campos Maciel, que é professor da UCDB. Conta também com participação dos docentes da Católica José Francisco Sarmento Nogueira (Filosofia e Design), Marcio Bogaz Trevizan (Filosofia), Anita Guazzelli Bernardes (Psicologia) e Leandro Skowronski (Agronomia). 

De acordo com os autores, a publicação “nasce da busca de organizar em um só material teórico e técnico, perspectivas de diferentes condições de pesquisas e vidas sobre a era do antropoceno, pois é um tema que requer do início até o fim, se colocar em meio de complexidades entre disciplinas e mundos”. O trabalho teve o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect) e foi desenvolvido dentro do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq e do Laboratório de Humanidades/LabuH, ambos coordenados pelo professor Josemar de Campos Maciel.

As diferentes ciências (filosofia, antropologia, psicologia, sociologia, educação e estudos interdisciplinares) foram abarcadas na publicação com os cruzamentos e os diferentes debates sobre o tema, explicitando sempre como objeto central as realidades de emergências e desastres contemporâneas que envolve a era do Antropoceno. “Compreendemos o livro como material que possa auxiliar e provocar pesquisas e ações no campo das políticas públicas, desde a educação até a defesa civil, pois compreende-se o tema do antropoceno como uma era que exige novas demandas e ações do Estado e da sociedade civil”, dizem os autores na apresentação do livro.

Um dos artigos é “Apontamentos e reflexões a partir de uma experiência com o povo Bororo em Meruri”, de autoria dos professores José Francisco Sarmento Nogueira e Leandro Skowronski — fruto de um trabalho de extensão em uma parceria entre a UCDB, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) a Missão Salesiana de Mato Grosso.

Já o artigo “Antropoceno, brutalismos e políticas da vida” foi escrito pela professora Anita Guazzelli Bernardes, em parceria com Adriana Garritano Dourado. Professor Mário Bogaz é o autor do artigo “Ecologia e espiritualidade católica: anotações de uma ‘campanha da fraternidade’”.