Mestranda avalia ensino híbrido universitário em dissertação do PPGE

18/02/2022 - 14:22 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

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“As compreensões e complexidades do ensino híbrido em cenário de transformações: estudo de caso em uma universidade privada no Estado de MS” é o tema da dissertação desenvolvida por Katiuscia Akemi Nasu Nogueira, do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco.

De acordo com a pesquisadora, que foi orientada pela professora Dra. Maria Cristina Lima Paniago, as definições e nomenclaturas sobre o ensino híbrido variam, sendo adotados termos como semipresencial, sistema bimodal, multimodalidade, blended learning.

“Algumas das principais conclusões da pesquisa estão relacionadas a como a diversidade de compreensões repercutem nos diversos modelos de ensino híbrido e em como as tecnologias digitais são utilizadas nas práticas pedagógicas.Observou-se que a pandemia da Covid-19 complexifica essas compreensões ao ampliar de forma súbita o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) nas práticas educativas, envolvendo a temática em ambiguidades, favorecendo uma indiferenciação entre ensino remoto emergencial, ensino híbrido e educação a distância”, relatou a mestranda.

A banca avaliadora foi composta pela orientadora e pelos professores Dra. Sálua Cecílio (Uniube) e Dra. Nadia Bigarella (UCDB). A defesa aconteceu na manhã de hoje (18), via Google Meet.

Internacional

De 12 a 14 de março, Katiuscia apresenta os resultados da pesquisa no “20th International Conference on e-Society”, que acontece em Porto (Portugal).

O estudo foi feito em um curso presencial de licenciatura com 29,71% da carga-horária total do curso ofertada por meio de ensino on-line. Foram feitas entrevistas com professores do curso de graduação, com análise dos documentos institucionais e pesquisa bibliográfica para chegar aos resultados.