Museu das Culturas Dom Bosco é um dos destaques de evento nacional sobre educação museal

27/06/2023 - 9:47 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

O coordenador do Museu das Culturas Dom Bosco Dirceu Maurício van Lonkhuijzen, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participa no próximo dia 6 de julho do I Encontro Nacional de Educação Museal (Emuse), que acontece na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira (BA). Ele será o coordenador da Mesa I, com o tema “Perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas do campo da educação museal”, que buscará apresentar trabalhos que refletem a produção teórico-epistemológica do campo, a formação e a capacitação de profissionais.

Dirceu é graduado com bacharelado e licenciatura plena em Geografia pela UCDB, especialista em educação ambiental e técnico em museologia pela UCDB. É doutorando em ensino de ciências com linha de pesquisa em educação ambiental pelo Instituto de Física (INFI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os trabalhos a serem apresentados são: “História como ciência: instigando a reflexão a partir da educação museal”, com Ana Gabriela Vasconcelos Cavalcante e Vitória Maria Araújo Pessoa; “Atuação dos museus enquanto sistema aberto: uma possível realidade”, com Guilhermina de Melo Terra e Eliene Bina; “As referências nas disciplinas de educação nas graduações em museologia”, com Karlla Kamylla Passos; “E o palavra se fez carne: a influência de Paulo Freire nos museus e na(s) museologia(s)”, com Moana Campos Soto, “Educação museal, redes e profissionalização: as eleições para o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil”, com Suzana Gomez Pohia, Brune Ribeiro da Silva, Kamylla Passos, Mona Nascimento e Paola Maués; “A educação museal no curso de Pedagogia da Unirio: um relato sobre o estágio em gestão educacional e a importância da parceira museus-universidade”, com Thatiana Antunes Vieira da Silva e Ana Cristina Prado de Oliveira; e “Traduzindo uma epistemologia da educação museal: revolta e resistência”, com Thiago Consiglio.

No total, são seis mesas temáticas. Haverá, ainda, minicursos, palestras, reuniões e atividades culturais. O evento segue até o dia 8 de julho e é organizado pelo Ministério da Cultura (Minc) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Mais informações: https://emusemuseus.org/