Pesquisadora da Bahia conhece projeto que apoia acadêmicos indígenas

20/04/2023 - 11:25 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

A Universidade Católica Dom Bosco recebeu a visita da pesquisadora Joelma Boaventura da Silva, docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutoranda Universidade Federal da Bahia (UFBA) do Programa em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Ela veio saber mais sobre o trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e do projeto Redes Neppi, que apoia a inclusão e permanência de acadêmicos indígenas na universidade.

A tese de Joelma fala justamente sobre o Rede de Saberes. “O Neppi é um espaço rizomático. Ao passo que acolhe, permite o tripé universitário. É um celeiro de produções manifestas e vívidas. Para mim, como pesquisadora, foi uma experiencia singular visitar o Neppi e perceber sua potência integrativa e produtiva, por isso o comparei ao rizoma”, afirmou.

A pesquisadora foi recebida pelo professor da UCDB José Francisco Sarmento. “O Neppi sempre busca fazer o melhor em seus projetos, levando o nome da UCDB em nível nacional e internacional. É uma enorme satisfação para o núcleo ter criado um projeto que é referência dessa maneira”.