Pesquisadores do NEPPI apresentam trabalho em evento das IUS no Equador

29/04/2022 - 9:35 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

De 26 a 28 de abril aconteceu o VI Seminário Internacional e Plenária os Grupo de Educação das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), na Universidad Politécnica Salesiana (UPS), em Quito (Equador). Os docentes do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) José Francisco Sarmento Nogueira, Josemar de Campos Maciel e Leandro Skowronski apresentaram o trabalho “Resiliência dos acadêmicos indígenas da UCDB para enfrentar a pandemia de Covid-19”.

A apresentação dos professores da Católica aconteceu no dia 27, por meio de videoconferência. Representantes de 22 IUS da América, Ásia e Europa participaram do evento.

“O trabalho é resultado das reflexões da RED IUS Interculturalidade, que reúne as universidades salesianas do Chile (Universidade Católica Silva Henriques), Brasil (UCDB) e Equador (UPS). Cada instituição que faz parte do grupo apresentou o resultado parcial de suas pesquisas, que neste momento trata do enfretamento da pandemia dos acadêmicos indígenas na universidade e o apoio institucional que receberam no momento da pandemia”, detalharam os autores.

De acordo com José Francisco Sarmento, “as reflexões, depoimentos destes acadêmicos e levantamentos de dados deste momento tão sensível, nos ajuda a construir uma rede de proteção importante para enfretamentos futuros e nos ajuda e perceber o que podemos melhorar enquanto instituição salesiana”.

“Para mim, o evento foi importante para os grupos de pesquisa sentirem a reciprocidade e o interesse da Congragação Salesiana com temáticas que a chamam desde as suas raízes, no próprio Dom Bosco. Neste momento, para mim, amabilidade significa estarmos abertos à enorme riqueza e à não menor vulnerabilidade dos nossos povos originários, diante dos desafios de nosso tempo”, complementou Josemar Maciel.