Professor da África do Sul ministra curso no Programa Stricto Sensu em Educação

06/03/2024 - 16:29 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Mestrandos, doutorandos, egressos e docentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) reuniram-se ontem (5) e hoje (6) para curso ministrado pelo professor Dr. Dickson Ng’Ambi, da Universidade de Cape Town (UCT), na África da Sul.

O tema da formação foi “Potencialidades criativas e decolonizadoras nos processos de ensinar e de aprender com as tecnologias: experiências no laboratório Digital Sandpit”. A visita de Ng’Ambi à UCDB é fruto de uma proposta aprovada com o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), em parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a professora Dra. Maria Cristina Lima Paniago, que articulou a visita, o pesquisador sul-africano faz parte de projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq junto com representantes do Brasil, Inglaterra e Canadá. “Além disso, os temas abordados durante o curso abrangem várias pesquisas articuladas às linhas do PPGE, tais como: políticas, formação, práticas e estudos culturais dialogando com as tecnologias. Essas trocas de experiências e conhecimentos inovadores, contemporâneos e transnacionais são muito importantes para os processos formativos e para as práticas docentes, intercambiando tradições e inovações com qualidade e criticidade”, destacou a docente.

Ela acrescentou que o conhecimento e reflexões propostas por Ng’Ambi contribuem diretamente para os trabalhos do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia (Geted).