UCDB participa de ações contra dengue, zika, chikungunya e febre amarela

09/11/2020 - 9:00 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Oficinas acontecem no Biossaúde da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Conhecer para combater. Assim tem sido a capacitação de agentes de saúde ligados à Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) sobre o mosquito Aedes aegypti e o barbeiro — o primeiro, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela; e o segundo, da Doença de Chagas. Todas as terças-feiras, nos laboratórios da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pequenos grupos passam pela oficina e recebem dos docentes da Católica informações sobre os vetores, formas de eliminação, ciclo de vida, entre outras.

“Estamos falando sobre biossegurança; professora Karla Porto apresenta todas as informações sobre o Aedes e o professor Heitor Herrera aborda informações sobre o barbeiro. Ao todo, serão oito grupos nas oficinas da UCDB”, explicou a professora Railda Roel.

Frente parlamentar

Em paralelo a esse trabalho, a UCDB participa da Frente Parlamentar de Enfrentamento a Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya, representada por Railda e pelo professor Denilson de Oliveira Guilherme. O grupo define ações para combate das doenças e, entre elas, está uma série de lives durante o mês de novembro.

No dia 13, a transmissão ao vivo será sob a coordenação do Fiocruz, Coren, CRF/MS e Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo será discutir com os trabalhadores da saúde os desafios enfrentados no momento das pandemias. O tema “Emergências em saúde na era da informação: uso racional das informações disponíveis” será abordado no dia 25, às 14h, pelos palestrantes André Pereira Neto (coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade/Fiocruz/ENSP) e Maria Elisa Andries dos Reis (coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz).

O lançamento do jogo Neighbor Hero é o destaque da última live, que está marcada para o dia 27, às 9h. A ideia é envolver os jovens nas políticas públicas de conscientização e engajamento no combate ao mosquito Aedes aegypti. O jogo digital foi idealizado pelo IFMS e Fiocruz. No primeiro módulo desenvolvido, o jogador se torna um agente transformador do seu bairro, enquanto realiza atividades de prevenção ao vetor da doença.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica