Pôsteres, lançamento de livros e palestra abrem o Saberes em Ação nesta terça-feira (24)

24/10/2017 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Começa nesta terça-feira (24) a quarta edição do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação. A partir das 14h, no bloco A, acadêmicos que participam da iniciação científica (PIBIC) apresentam trabalhos por meio de pôsteres. Já no final da tarde, às 17h, 18 livros serão lançados no saguão do bloco Administrativo, entre eles está a primeira publicação do Saberes em Ação referente aos trabalhos apresentados em 2016.

Por fim, no período da noite, às 19h, será a abertura oficial do congresso. A palestra principal traz o tema central do evento “Inclusão e Superação” que será abordado pela ex-ginasta Laís Souza, um exemplo dessas atitudes. Ela conversa com os participantes do Saberes em Ação nas quadras cobertas do campus Tamandaré. Na data, Laís também será homenageada pela Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul, que fará uma apresentação especial.

Essas ações previstas para hoje, marcam apenas o início dos três dias do maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Até quinta-feira (26), o Saberes em Ação traz a apresentação de 866 trabalhos entre comunicações orais da graduação e pós-graduação, banners com projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio e também tertúlias. Além disso serão promovidas 61 oficinas e a mostra de produtos com 60 itens expostos.

Universidades latino-americanas definem plano de cooperação para Rota Bioceânica

Na quarta-feira (25), às 8h, no anfiteatro do bloco A, Universidades latino-americanas, incluindo a UCDB, elaboram o Plano de Cooperação Universitária – Intervenções Comunitárias e Produções Científicas para a Rota da Integração Latino-Americana (Rila), no I Seminário Rede de Universidades Rota Bioceânica: Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas, que integra a programação desta edição do Saberes em Ação.

Os trabalhos iniciam com a discussão sobre a Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica, finalizando no período da tarde com a elaboração do plano. Neste dia também será feita a eleição da 2ª Coordenação da Rede Universitária Bioceânica para o 2018 e 2019

A Rota Bioceânica vai começar em Campo Grande (MS), passando pelo Paraguai, Argentina e chegará até os portos do norte do Chile, com objetivo de estimular o comércio entre os países da América do Sul e reduzir os custos dos setores agroexportadores.

Aulão de Redação para o Enem

Nesta edição, o Saberes em Ação promove uma palestra específica para os alunos no ensino médio. Ainda na quarta-feira (25), às 13h30, nas quadras esportivas da UCDB, a professora e escritora Dad Squarisi dará um aulão de redação para o Enem.

Dez escolas municipais foram convidadas para participar do evento, que acontece a poucos dias da realização do Enem, que será aplicado em 5 e 12 de novembro. Em parceria com a secretaria municipal de Juventude de Campo Grande, cerca de 200 alunos que estudam no cursinho Levanta Juventude também participam do evento.

“As aulas acontecem todos os sábados pela manhã, no Instituto Municipal de Campo Grande, mas convidaremos todos para participarem desse aulão, tão importante para que os alunos tenham bom desempenho na prova”, disse o subsecretário de Políticas da Juventude de Campo Grande, Maicon Nogueira.