SABERES: Astrofísica da Nasa abre maior evento científico de Mato Grosso do Sul

24/10/2018 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Duília de Mello ministrou palestra para mais de três mil pessoas na abertura do V Saberes em Ação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Mais de três mil pessoas marcaram presença nas quadras cobertas do campus Tamandaré, nesta terça-feira (23), para a primeira noite do V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação. Na data, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, fez um pronunciamento e abriu oficialmente o maior evento científico de Mato Grosso do Sul: “Que tenhamos um congresso que possa trazer todo o conhecimento produzido na nossa Universidade para o público. Espero que esse encontro marque a vida acadêmica de todos os participantes”.

Para a abertura, a principal convidada da noite foi a astrofísica e astrônoma associada à Nasa e vice-reitora da Universidade Católica da América (Washington, Estados Unidos), Duília Fernandes de Mello.  Conhecida como “A mulher das estrelas”, a palestrante abordou o tema central do evento “Universidade: Espaço de conhecimento Infinito”.

“Falo conhecimento infinito, pois é um conhecimento que cresce a cada dia dentro do ambiente universitário. É aqui que começa a curiosidade científica do jovem. É aqui que ele floresce e desperta para produzir ciência”, pontuou Duília com propriedade.

Igual a muitos adolescentes, Duília descobriu o amor pela ciência ainda cedo. Como descreveu-se “era uma menina nerd que sempre se interessou por novos conhecimentos”. Foi ao conhecer de perto o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aos 14 anos, que ela decidiu que queria ser astrofísica extragaláctica e a partir daí alçou voos para realizar esse sonho. Desde o momento em que ingressou na graduação até agora já são 25 anos de carreira consolidados e várias descobertas na área que escolheu.

Foi o trajeto percorrido por Duília até tornar-se uma cientista que ela expôs para os participantes do congresso. A maior parte da formação da astrofísica foi no Brasil com o apoio de bolsas de estudos. Ela fez dois cursos de mestrado um no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e o outro na Universidade do Alabama, no Chile. Além disso, concluiu o doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-doutorado no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, e no Observatório Nacional no Rio de Janeiro.

“É muito importante passar o conhecimento para os jovens e motivá-los a estudar ciência. Se eles tiverem talento para serem cientistas que não tenham medo de seguir esse caminho, principalmente as meninas, elas não devem se acanhar. Faltam mulheres nessa área, algo que eu só fui perceber depois que cresci, pois tive a sorte de ter tido três orientadoras fantásticas”, comentou Duília.

Quem participou da palestra, como a acadêmica de Nutrição Larissa Menezes Ferreira, achou o momento extremamente construtivo: “Foi muito interessante e trouxe bastante conhecimento para todos que gostam da área como eu.  Kauan Moreira Zacarin, aluno de Jornalismo, também gostou e descreveu a palestra como enriquecedora. “Defino esse encontro como muito produtivo, pois tive a oportunidade de conhecer mais a respeito de astrofísica”, comentou o acadêmico.

Lançamento de livros

Além da palestra principal, na mesma noite o congresso promoveu, no saguão do bloco Administrativo da Católica, o lançamento de 14 livros. Junto com o volume II do Saberes em Ação que é composto pelos melhores trabalhos apresentados na edição anterior do evento, a cerimônia reuniu outras obras que expõem pesquisas desenvolvidas por professores e acadêmicos da UCDB e envolvem diferentes áreas do conhecimento.

Congresso

Voltada para alunos da graduação, pós-graduação e também do ensino médio, a quinta edição do maior congresso científico de Mato Grosso do Sul segue até quinta-feira (25) e traz nos outros dois dias uma ampla programação composta por 10 mesas-redondas, 58 oficinas, 1.197 apresentações de trabalhos por meio de banners, tertúlias e comunicações orais, além de uma mostra de produtos com 58 itens inovadores. Saiba mais por meio do site http://saberesemacao.ucdb.br/.