Acadêmicos e colaboradores da UCDB participam de capacitação sobre segurança em laboratório

02/10/2023 - 7:27 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de mestrado e doutorado e colaboradores administrativos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na sexta-feira (29) da capacitação “Postura e atitude em laboratórios de pesquisa – conhecendo a [Norma Regulamentadora] NR32”, ministradas pelo professor Ricardo Martins e o técnico em segurança do Trabalho Wilson Teixeira. Ao todo participaram 100 pessoas, divididas em dois grupos (matutino e vespertino).

O evento é uma realização do Comitê de Ética no Uso em Animais (Ceua) e Comitê interno de Biossegurança (CIBio), em parceria com a área de Segurança do Trabalho da UCDB e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. “Temos vários laboratórios, colaboradores e alunos que estão trabalhando dentro dos laboratórios e precisam dessa capacitação. A norma regulamentadora 32 reger esses trabalhos em laboratório onde aborda todos os cuidados que se deve ter quando estiver dentro de um deles”, explica a coordenadora do Pibic, professora Carine Elisei.

Esse treinamento, realizado a cada dois anos, é uma recomendação do Ministério do Trabalho e que a Universidade está atenta. “A capacitação vem mostrar que o cuidado com a saúde não só de quem trabalha no laboratório, mas também com a saúde de todos que passam por aquele local. A NR 32 o foco dela é a parte do risco biológico, mas a gente não deixa de abordar também o risco físico, químico, ergonômico, inclusive o risco psicossocial que entrou na última atualização”, explicou o professor Ricardo Martins.

O técnico em segurança do trabalho Wilson Teixeira reforçou ainda que os participantes precisam conhecer os fatores de risco para prevenção e também lidar com alguma situação. “Os estudantes e colaboradores precisam saber se prevenir, como por exemplo, utilizar equipamentos de proteção individual ou coletiva. Também é o nosso papel levar o conhecimento sobre a prevenção de acidentes enquanto estiver exercendo a atividade laborativa”, finalizou. Para mais informações pelo telefone (67) 3312-3478.