Conselheiros de unidades de conservação recebem capacitação sobre serpentes

22/05/2023 - 9:03 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Capacitação de conselheiros municipais

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A equipe do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco promoveu na sexta-feira (19), no período vespertino, a capacitação em Ofidismo destinada para conselheiros municipais da Área de Proteção Ambiental (APA) dos córregos Ceroula e Guariroba. O tema, que refere-se ao estudo do veneno das serpentes, também abordou noções de dados epidemiológicos, primeiros socorros e instrução de manejo.

“Além da parte teórica, eles também tiveram aula prática. Temos que sensibilizar para a importância destes animais para controle populacional e perpetuação das espécies na natureza através de agentes multiplicadores ambientais”, destacou a coordenadora do Biotério da Católica, Paula Helena Santa Rita, que é Bióloga e Médica Veterinária.

Pela manhã, 38 alunos do ensino médio e quatro professores da Escola Estadual Cel. Pedro José Rufino da cidade de Jardim (MS) conheceram as instalações do Biotério da Católica. “Eles tiveram uma aula completa, aprenderam sobre as serpentes encontradas em Mato Grosso do Sul, formas de identificação de serpentes, a importância da conservação das serpentes e a aplicações do veneno no mercado biotecnológico, presenciando a extração de veneno”, destacou a bióloga Fernanda Alves.

No Biotério UCDB são mantidas 34 serpentes urutu-cruzeiro, nativa do Cerrado, num total de mais de 450 serpentes de várias espécies, sendo 320 peçonhentas. O Biotério possui o Disque Resgate de serpentes pelo telefone/Whatsapp (67) 3312-3688.