Drive UCDB chega à marca de 100 mil doses aplicadas e voluntários são homenageados

02/12/2021 - 10:16 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Suas atitudes mudam o mundo. A frase faz muito sentido ao olharmos para um passado bem recente, em junho deste ano, quando a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) aceitou o desafio de sediar um drive-thru de vacinação em seu campus — o primeiro e único da região norte da cidade. Em apenas cinco meses de funcionamento, 100 mil doses de imunizantes contra a covid-19 foram aplicadas, em uma corrente do bem que tem refletido na queda acentuada da transmissão do vírus, de internações e de mortes em decorrência da doença.

E todo esse sucesso só foi possível porque centenas de pessoas saíram de suas casas durante dias e dias com o objetivo de fazer o Drive UCDB funcionar. Às vezes muito jovens, como é o caso dos acadêmicos, outras vezes abrindo mão do convívio familiar em fins de semana e à noite, os voluntários se dedicaram para ajudar na batalha pela vida.

E, como forma de agradecimento e comemoração pela marca de 100 mil vacinados, a UCDB realiza, na próxima segunda-feira (6 de dezembro), às 8h30, a entrega de botons para homenagear os voluntários.

“Hoje, eu quero agradecer. Dizer o meu muito obrigado aos nossos alunos, professores e colaboradores administrativos que têm se doado inteiramente para vacinar a população e nos ajudar a vencer essa pandemia, que tantas vidas ceifou. Não há dúvidas de que a comunidade acadêmica da UCDB fez a diferença e ajudou a salvar muitas vidas”, avalia o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

Em uma parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Drive UCDB foi inaugurado no dia 24 de junho. Foi feita toda uma infraestrutura para transformar as quadras cobertas em um local para receber os veículos com segurança e para que as equipes pudessem trabalhar com conforto e agilidade, assim como foi viabilizada uma via exclusiva de acesso ao local, sem atrapalhar o fluxo de pessoas que, diariamente, circulam pelo campus da Avenida Tamandaré. Esse trabalho foi liderado pelo Pró-Reitor de Administração da UCDB, Ir. Raffaele Lochi.

Logo, a população de Campo Grande “adotou” o Drive UCDB e passou a escolhê-lo para ser o local de imunização de toda a família. Foram muitos elogios e agradecimentos pelo atendimento, tanto pessoalmente quanto pelas redes sociais.

A coordenadora administrativa do Drive pela UCDB, Andressa Tognon, detalha a evolução dos atendimentos. “Começamos a operar com oito boxes simultâneos, mas logo em julho já subimos para 15 boxes, agilizando muito o atendimento. Mesmo quando as filas passavam de três quilômetros, como o número de pontos de vacinação era grande, os motoristas não precisavam aguardar tanto tempo. Fomos modificando os métodos de trabalho e nos aprimorando. Todos aprendemos muito e nos desenvolvemos trabalhando ali”, afirma.

Além do atendimento para quem estava de carro, a UCDB abriu também uma sala de vacinação para contemplar os moradores da região, a fim de que pudessem se deslocar a pé para o campus. Para incentivar a imunização, algumas ações foram desenvolvidas, como a Roda do Bem, que ofereceu um curso livre gratuito on-line, ou uma visita ao Biotério ou ao Museu das Culturas Dom Bosco.

Vida

A acadêmica do 6º semestre de Enfermagem Themis Elise de Oliveira Moraes, 20 anos, atua no Drive UCDB desde o primeiro dia. É uma das voluntárias mais assíduas e garante que levará o que aprendeu para sua vida pessoal e profissional. “Por conta da pandemia, as aulas práticas ficaram suspensas e começaram a voltar aos poucos este ano. Com a abertura do Drive, me foram dadas várias oportunidades e experiências que tenho certeza de que vão agregar muito à minha vida acadêmica e profissional. Lá fazemos um pouco de tudo: geralmente, atuo como vacinadora, mas algumas vezes fico como administradora. A maior satisfação, com toda certeza, é saber que estou contribuindo com a imunização da população, isso me deixa com esperança de que, logo, logo, essa pandemia vai acabar e que vamos poder voltar a ter nossa vida normal”, afirma a estudante.

Como vacinadora, vivenciou muitos momentos emocionantes e teve a oportunidade de imunizar familiares. “Durante essa pandemia, infelizmente, passei por momentos difíceis com a minha mãe, quando contraiu o vírus. Mas, mais tarde, tive a oportunidade e o prazer de vaciná-la e, também, outras pessoas importantes que edificam minha vida: meu pai, tio, amiga e professora. São momentos que vão ficar para sempre marcados, e a infinitude de sentimentos é indescritível”.

Além dos estudantes, os colaboradores docentes e administrativos foram para a linha de frente da vacinação, principalmente nos dois primeiros meses. Mais de 100 funcionários colaboraram no funcionamento do local. “Quando a UCDB decidiu fazer o Drive, a Pró-Reitoria de Graduação perguntou aos colaboradores administrativos quem gostaria de participar. Eu fiz questão de ir. Os dias eram bem cansativos, mas, ao mesmo tempo, compensadores; chegava sempre empolgada vendo a fila enorme que se formava dentro e fora da Instituição. A pandemia afetou meu emocional — tive medo, pânico, precisei buscar ajuda. Participar do Drive me fez ver com outros olhos o momento que estávamos vivendo. Esse enfrentamento me tornou mais forte e resistente para a situação. Eu ajudei, mas fui ajudada também. É muito emocionante ter vivido e participado desse momento, um marco na nossa história, e ver a esperança estampada no rosto de cada pessoa que recebia a vacina. Experiência que vou levar para o resto da minha vida”, relata a colaboradora Aparecida Roza de Freitas, conhecida como Cidinha.

Mato Grosso do Sul sempre esteve em primeiro ou segundo lugar no ranking de imunização no País. Com isso, conseguiu atingir as metas de vacinação para primeira dose na população a partir de 12 anos, e, atualmente, estão sendo aplicadas a segunda e a terceira doses, seguindo intervalo de tempo recomendado pelos fabricantes. No Drive UCDB, o Exército passou a colaborar com o balizamento dos veículos, e o local tem funcionado com oito boxes e sem filas.

“Chegar aos 100 mil vacinados é um marco que nos enche de orgulho. Em pouco tempo, vimos um envolvimento enorme da nossa comunidade acadêmica para materialização desse projeto e podemos dizer, com toda certeza, que ele tem dado muito certo. Todos ganhamos com a experiência, e a UCDB cumpre seu papel social de ajudar a população, que sempre nos abraça com muito carinho”, afirmou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

Confira ainda uma matéria especial no UCDB PLAY!