Embaixador do Japão e comitiva visitam o Museu das Culturas Dom Bosco

01/09/2021 - 12:10 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, acompanhado do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide, do terceiro secretário da embaixada do Japão no Brasil, Yasunori Mori, conheceram nesta manhã (1º/9), o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). O grupo foi recepcionado pelo coordenador do MCDB, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, e pela professora Alinne Pereira de Castro. 

Os visitantes puderam conhecer um pouquinho das ciências naturais através de coleções entomológicas (insetos), malacologia (conchas) e a grande zoologia com peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, além de fósseis e coleção de minerais. Também passearam acervo etnográfico, onde estão expostas peças de etnias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Amazônia.

“Primeira vez que visito Campo Grande e fiquei impressionado com a rica cultura de várias etnias indígenas. Cada grupo indígena tem sua cultura própria e ritual. Tivemos uma explicação muito detalhada por parte do Museu. Pude aprender muito sobre arqueologia e etnologia do Brasil, além de extinção de animais do Brasil, sobretudo de Mato Grosso do Sul”, destacou o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

O MCDB está prestes a completar 70 anos de existência e ao longo de sua história já recebeu diversas personalidades do mundo. “Essas visitas reforçam a importância do Museu como espaço de memória e de cultura, que traz um pouco da identidade de Mato Grosso do Sul através da cultura material e imaterial. Estamos iniciando um processo gradativo de  retomada das ações presenciais e receber presencialmente um embaixador e um cônsul é uma atividade de grande importância para o Museu”, ressaltou o coordenador do MCDB, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.

Ao final, os visitantes receberam publicações sobre a cultura indígena e artesanatos produzidos por eles. Participaram também da visita o presidente executivo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Nilson Tamotsu Aguena; o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Nilton Kiyoshi Shirado; o vice-presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Cláudio Sussumu Oikawa e o vice-presidente educacional da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Jorge Gonda. A comitiva fica até amanhã (2) em Campo Grande (MS) para cumprir agenda com o Governo do Estado.