Equipe do Biotério UCDB ministra palestra na Semana do Meio ambiente em Goiás

30/05/2023 - 9:58 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Integrantes da equipe do Biotério UCDB, composta por uma médica veterinária, um biólogo e três acadêmicos, participam de hoje (30) a sexta-feira (3/6), da Semana do Meio Ambiente promovida pela prefeitura de Chapadão do Céu (GO), em parceria com o Parque Nacional das Emas. A equipe saiu em missão ontem (29).  

“É uma oportunidade para falarmos sobre as ações realizadas no Biotério UCDB, como o manejo das espécies, formas de identificação, a importância da conservação das serpentes e a aplicações do veneno no mercado biotecnológico. Também será abordado o resgate técnico avançado de animais silvestres”, destaca a coordenadora do Biotério, a professora Paula Helena Santa Rita, que é bióloga e médica veterinária.

A equipe está levando 19 serpentes, entre peçonhentas, não peçonhentas e exóticas. O transporte é feito com autorização da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Para a acadêmica do 1º semestre de Medicina Veterinária, Mariana Trad Cavalcanti, que integra o time do Biotério há dois meses, essa é uma oportunidade de contar o que já aprendeu na prática. “Participar desta missão significa muito para mim, pois vou ganhar muita experiência. Vou falar sobre a importância das serpentes e do Biotério para a saúde dos humanos e dos animais”, explica a estudante.

O Parque Nacional das Emas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, que está localizada na região sudoeste do Estado de Goiás. O parque abrange uma área de 132.000 ha, distribuídos pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, e parte de Costa Rica (MS).