Exames rápidos chegam no Centro de Testagem da Covid-19 Sesau/ UCDB

18/08/2021 - 12:43 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço e inclui os fins de semana

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Centro de Testagem da Covid-19 no Campus 2 da UCDB em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já está realizando teste antígeno rápido, que fica pronto em 20 minutos. Já o RT PCR,  com resultado em até 72 horas, será feito apenas nas unidades de saúde. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30, de segunda a segunda, atendendo inclusive no horário do almoço e aos fins de semana.

O local, que foi todo adaptado, está localizado no piso superior do prédio do Campus 2 da UCDB, na Rua Barão do Rio Branco, 1.811, em frente à Praça do Rádio Clube. Ao chegar, a pessoa pega senha, afere a temperatura, passa pela triagem e depois faz a coleta do exame (são quatro pontos simultâneos). Também há uma sala para orientações sobre a doença, isolamento e cuidados.

“O novo centro de testagem tem grande relevância não só pela possibilidade na ampliação na capacidade de realização dos testes diagnósticos na capital, como também pelo apoio que terá no monitoramento de novas cepas circulantes”, declarou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Cristiano Carvalho. 

Acadêmicos da Católica da área da saúde estão colaborando nos atendimentos. Conforme a Sesau, não é necessário o agendamento, no entanto é preciso estar sentindo pelo menos dois sintomas do novo coronavírus, como febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, entre outros. 

A UCDB, desde o início da pandemia, vem atuando para colaborar no enfrentamento da doença junto à população ao emprestar ao Lacen-MS o equipamento para diagnóstico por PCR em tempo real; ceder um ultrafreezer a para o acondicionamento de vacinas; produzir e doar álcool em gel; criar projeto (Compre do Vizinho) para fomentar a renda dos pequenos empreendedores; realizar  atendimento de tele-psicologia aos pacientes pós-covid-19 ou aqueles que perderam familiares; atendimentos de fisioterapia para pacientes acometidos pela doença, além da instalação e colaboração nas atividades do Drive-Thru UCDB e sala de vacinação para pedestres.