Museu das Culturas Dom Bosco abre programação em comemoração aos 70 anos

08/09/2021 - 12:32 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Selo comemorativo aos 70 anos de do Museu das Culturas Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“É tempo de celebrar a história do Museu das Culturas Dom Bosco”, afirma o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni. No mês de outubro, o Museu completa 70 anos expondo um vasto acervo etnográfico, com peças de povos indígenas de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e da Amazônia, além de coleções da história natural, por meio de acervo de entomologia (insetos), malacologia (conchas) e da grande zoologia, com peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, e, ainda, coleções de fósseis e de minerais. Para comemorar a data, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), responsável pelo local, realizará uma extensa programação denominada “Um Senhor Museu”, começando por apresentar com exclusividade o selo comemorativo, que será comercializado nos Correios.

“É uma satisfação imensa poder celebrar os 70 anos do Museu e saber que toda essa riqueza histórica é fruto da vontade que brotou no coração do padre Félix Zavattaro em materializar e preservar as culturas dos povos indígenas, com os quais os salesianos trabalhavam. O selo vai eternizar esse momento histórico para a sociedade. É um acervo maravilhoso, incalculável, de um valor que realmente a gente não faz ideia”, destaca Pe. José Marinoni.

O desejo de Pe. Félix tomou forma no dia 27 de outubro de 1951, com a inauguração do Museu Regional Dom Bosco, localizado no Colégio Dom Bosco, mas boa parte da população só foi conhecer o Museu quando este passou a funcionar em frente à Praça do Rádio Clube, no campus 2 da UCDB, sendo bastante conhecido como Museu do Índio. Desde agosto de 2009, por meio de um convênio com o Governo do Estado, o acervo foi levado para o Parque das Nações Indígenas, surgindo o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB).

Ao longo desse período, pelo menos 500 mil pessoas já passaram pelo local, contando com figuras ilustres do Brasil e do exterior, incluindo a visita do Papa João Paulo II, em 1991, no aniversário de 40 anos do museu. E pensando nisso, outra parte das comemorações dos 70 anos do Museu é reunir fotografias desses visitantes, retratando a sua história com o Museu das Culturas Dom Bosco, para expor em diversos locais de Campo Grande. As imagens podem ser enviadas pelo e-mail info@mcdb.org.br.

“Com essa atividade a sociedade sul-mato-grossense poderá contribuir na construção coletiva da memória do local, enviando fotos de experiências ao visitar o Museu Dom Bosco, seja no Colégio Dom Bosco, em frente à Praça do Rádio ou no Parque das Nações Indígenas”, o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen.

As atividades da 15ª Primavera de Museus, de 20 a 24 de setembro, também integrarão as comemorações dos 70 anos do Museu, com palestras e visitas mediadas. Uma amostra do acervo do Museu das Culturas Dom Bosco, denominada “70 anos do Museu”, será exposta gratuitamente a partir do dia 20 de setembro, no segundo piso do Pátio Central Shopping, dando a oportunidade às pessoas que passarem pelo local de conhecerem um pouquinho da história dos povos indígenas e de verem animais taxidermizados de Mato Grosso do Sul. A exposição deve permanecer no local até o dia 2 de outubro.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna