Padre abençoa sino digital da Paróquia Universitária São João Bosco

04/08/2022 - 10:52 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Idenilson Lemes da Conceição, abençoou nesta quinta-feira (4), quando comemora-se o Dia do Padre, o sino digital da Paróquia Universitária São João Bosco. A inauguração contou com a participação da equipe Pastoral.

“Para a espiritualidade cristã católica o sino tem um significado muito importante, pois ele chama as pessoas para se congregarem em torno de Deus. Dom Bosco sonhou com um sino. Ele estava em frente a uma igreja e o sino soava e as pessoas não o ouviam. Então ele decidiu dizer aos jovens do oratório, que todos deviam ser como um sino. E para a nossa comunidade educativa UCDB queremos marcar justamente esse significado, quando ouvirmos o sino é Deus chamando para termos um encontro pessoal com Ele”, explicou o Pe. Idenilson.

O equipamento digital, adquirido em Porto Alegre (RS), cujos alto-falantes estão instalados na torre da FM Educativa UCDB ampliando o alcance, tem uma programação de vários tipos de sons para marcar a vida da comunidade, conduzindo grandes atividades, como sinos solenes, festivos, festivo breve, italiano, inglês, alemão, entre outros. 

Segundo o Padre Idenilson, na UCDB o sino está programado para tocar por um minuto antes das celebrações eucarísticas (quarta-feira às 20h25, quinta-feira 8h55 e domingo 18h25). Já ao meio-dia e às 18 horas, todos os dias tocará o hino de Nossa Senhora Auxiliadora, em torno de cinco minutos. Nesta quinta-feira (4), por exemplo, o sino soou às 9h40, ao final da Celebração Eucarística, para o translado do Santíssimo Sacramento até a Capela do Bloco A. Em situações especiais ele também poderá ser acionado por controle remoto a qualquer momento.

A escolha da data para a inauguração tem a ver com a simbologia do significado do sino para a espiritualidade cristã católica, assim como a missão dos sacerdotes. “O padre tem de ser como um sino, aquele que chama, que convoca, que anima as pessoas a estarem no templo na ação litúrgica. A origem da data é justamente em comemoração a festa de São João Maria Vianney [dia em que o Papa Pio XI proclamou o santo como padroeiro de todos os padres]. Por isso deixamos para dar a bênção no Dia do Padre e inaugurá-lo, para que ele seja instrumento de chamamento do povo de Deus”, finalizou o Pároco.