Professoras da UCDB lançam livro a partir de disciplina de Desenvolvimento Local

16/09/2021 - 14:51 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

As professoras da Universidade Católica Dom Bosco Maira Nunes Farias Portugal e Maria Augusta de Castilho lançam hoje (16) o livro “José Thomaz - um libanês visionário em Campo Grande-MS”. O evento será às 19h30min, no Espaço Joseph. Além das docentes, a mestre pela UCDB Elaine Cristina Paganotti também assina a obra.

A ideia do livro surgiu durante a disciplina Cultura e Identidade do Doutorado em Desenvolvimento Local da Católica. “Ingressei como aluna especial nessa disciplina e a professora Maria Augusta pediu uma pesquisa de campo relacionado à cultura e identidade do patrimônio de Campo Grande. Uma das histórias que nos apaixonamos foi a do Sr. Thomaz. Conversei com um dos filhos, que prontamente abraçaram a ideia”, explicou a professora Maira Portugal, que é docente de Direito, Administração e Ciências Contábeis.

José Thomaz criou, há mais de 40 anos, a lanchonete Thomaz Lanches, localizada na Rua 7 de Setembro, famosa pela qualidade dos salgados e doces árabes e por não anotar os pedidos de clientes, confiando na honestidade de cada um. A lista dos itens consumidos no local é informada pelo cliente direto no caixa. A confiabilidade foi um dos aspectos da vida do imigrante que encantou as autoras.

Foram nove meses escrevendo o livro, que deveria ter sido lançado antes da pandemia. No entanto, o projeto ficou aguardando até o lançamento, hoje. “Durante as entrevistas para o livro, a cada história, eu me emocionava. É muito bonita a forma como ele lidava com os clientes e com as pessoas que trabalham com eles. Acompanhei os bastidores, vi como era feito, tem funcionário há mais de 30 anos na empresa”, complementou Maira.

O livro está a venda na Amazon.