S-Inova UCDB abre edital para pré-incubação e incubação de empresas

30/05/2023 - 7:15 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está com inscrições abertas até o dia 30 de julho deste ano para o edital de seleção de projetos para a pré-incubação e incubação de projetos empresariais. A divulgação do resultado da seleção das propostas será no início de agosto.

Para participar é necessário desenvolver um Projeto como Proposta do futuro negócio, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, não sendo obrigatório que a empresa esteja formalmente constituída no momento dessa apresentação. Essa proposta pode abranger desde o desenvolvimento de um produto até a prestação de um serviço inovadores, sob o ponto de vista tecnológico, devendo ser submetida em conformidade ao Edital de Processo Seletivo da Incubadora de Empresas da UCDB, disponível no link http://s-inova.ucdb.br/edital/ .

O sonho do negócio próprio seduz milhares de pessoas a cada ano. No Brasil houve um recorde de empresas abertas no ano de 2021, alcançando o número de 4.026.776 novos empreendimentos abertos, isto representa um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais do gov.br/casacivil. Por outro lado, segundo pesquisa realizada pelo IBGE com empresas que possuem cinco anos em operação, cerca de metade das empresas no Brasil já fecharam suas portas, o que representa uma taxa de sobrevivência de apenas 47,5% no quinto ano de atividade empresarial.

Muitas das pessoas que procuram empreender no Brasil o fazem mais por uma necessidade de geração de renda própria, e não por uma questão de oportunidade, e assim, grande parte dos negócios estão mais alinhados à garantia de uma melhor condição para o empresário do que em atender as demandas do mercado por meio da geração de valor. Neste contexto, muitos se lançam ao empreendedorismo sem qualquer infraestrutura, capital ou conhecimento de gestão, fatores esses que precarizam e até comprometem o desenvolvimento e sobrevivência da ideia/projeto empresarial no mercado, mesmo este tenha um potencial de sucesso.  

Diante desse cenário tão comum, a atuação e suporte prestado por uma incubadora de empresas se torna um considerável diferencial competitivo aos novos negócios, através da disponibilidade de apoio técnico e de alguns serviços, mediante contrapartida, aos projetos/empresas incubados, a fim de promover uma maior robustez do negócio e, consequente, prolongamento da sua vitalidade no mercado. “A exemplo desse apoio temos o suporte na área de contabilidade, gestão, finanças, captação de recursos financeiros, proteção intelectual, área jurídica, parcerias estratégicas, acesso a investidores, dentre outras, incluindo a oferta de cursos e treinamentos”, destaca o colaborador da S-Inova, Fabiano Pereira.