Fundação italiana doa bolsas de estudo para nove acadêmicos cursarem Teologia na UCDB

03/08/2018 - 8:00 - Virtual

Fonte: Natalie Malulei

Curso de Teologia é oferecido pela UCDB Virtual por meio do ensino a distância

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Virtual

Neste ano, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu da Fundação Trust Aurora Boreale, localizada na Itália, uma doação de € 8.900 para proporcionar bolsas de estudo na área de Teologia. O investimento possibilitou que nove acadêmicos de municípios diferentes de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso fizessem o curso de graduação gratuitamente por meio da UCDB Virtual.                                                                            

De acordo com o presidente da fundação, Igor Valas, a doação foi feita em memória do Pe. Félix Zavattaro — sacerdote salesiano nascido na Itália que realizou grandes trabalhos no Brasil, incluindo Campo Grande, e dá nome à biblioteca no campus Tamandaré. Para o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a iniciativa do grupo benfeitor é louvável e vem como uma maneira de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo sacerdote tanto na formação espiritual quanto intelectual, pois ele atuava também como docente.

“Acredito que as bolsas são uma continuação daquilo que o padre fez. Ele ajudou muitas pessoas no tempo em que passou em terras brasileiras, principalmente em Campo Grande.  Somos gratos à fundação por essa iniciativa e tenho certeza que os beneficiados estão usufruindo de um curso de qualidade que diz respeito ao próprio conhecimento de Deus. Quisemos contemplar não só pessoas na capital sul-mato-grossense, mas também as lideranças de várias paróquias da missão salesiana”, pontuou Pe. Ricardo.

Conheça os beneficiados:

Pascoal Lopes Bento, 51 anos

Morador de Barra do Garças (MT), Pascoal faz parte da paróquia Matriz de Santo Antônio onde é responsável pela Pastoral da Liturgia e atua também como coordenador do Terço dos Homens. A bolsa para estudar Teologia, segundo ele, é motivo de comemoração: “Sou formado em Direito e Letras e fiz um curso de ‘teologia pastoral’, mas não era graduação. Foi o pároco da minha comunidade que me convidou para estudar mais sobre o assunto e eu abracei essa oportunidade. Sou muito grato por isso; a graduação tem feito muita diferença na minha vida”, comentou.

Sidleny Aparecida Ferreira de Almeida Lima, 42 anos

Além de ser líder da Pastoral do Dízimo e da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande (MS), Sidleny também é dirigente do coral das crianças e auxilia na liturgia. De acordo com a acadêmica, ela sempre teve o interesse de saber mais a respeito da Igreja, da Bíblia e dos salesianos e, ao perceber isso, o Padre Marcel, convidou-a para fazer o curso. “Essa bolsa de estudos é muito importante pra mim, pois sem ela eu não teria condições de arcar com o custo da graduação. Acredito que esse tipo de conhecimento é muito relevante, já que quero continuar participando dos projetos da paróquia e transmitir o que aprendi para outras pessoas”, comentou.

Ângela Maria dos Reis Bilck, 42 anos

Em Indápolis, distrito de Dourados (MS), a bolsista é integrante da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, onde atua como ministra da Eucaristia. Ângela foi escolhida pelo pároco da comunidade e comentou que ficou muito feliz: “Eu fazia um curso de ‘teologia da pastoral’ presencial, em Dourados, mas como eu moro longe estava muito difícil frequentar as aulas. Ao perceber isso, o Padre Amércio, escolheu-me para a bolsa da graduação a distância. É algo maravilhoso, pois agora vou conseguir conquistar uma formação em nível superior”.

Alvimar Justino Marques, 45 anos

Como cursilhista na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Nova Xavantina (MT), Alvimar atua, principalmente, na área rural e nas aldeias indígenas como transmissor dos ensinamentos cristãos. Por ter o sonho de tornar-se diácono, a bolsa para a graduação em Teologia é para o acadêmico uma ótima oportunidade: “Aqui na minha região não tem escola diaconal e acredito que o curso possa ser um caminho para a minha formação. Sou muito grato e fico muito feliz, ainda mais porque se não fosse o benefício eu não teria como pagar a graduação”.

Jânia Rodrigues dos Santos, 34 anos

Sempre envolvida com as ações da Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Primavera do Leste (MT), a acadêmica é coordenadora da Pastoral Litúrgica Musical, do Grupo de Coroinhas e das Pastorais Sociais, além de atuar como catequista. Para Jânia, a bolsa de Teologia pela UCDB Virtual é a possibilidade de conquistar a formação superior e ajudar a comunidade em que vive. “Eu não tinha condições de custear os estudos e o benefício foi a oportunidade perfeita para que eu realizasse o meu sonho de ter um diploma. Quero aprofundar meus conhecimentos nessa área e dar um retorno maior para a minha Igreja, melhorar os projetos que já faço parte”, comentou.

Sônia Pedro Bolognesi, 49 anos

Em Rondonópolis (MT), a beneficiada é coordenadora de Catequese e também de Comunidade na Paróquia São João Batista. Sônia explicou que sempre teve o sonho de fazer um curso superior e foi o pároco da igreja que ela frequenta quem a incentivou a estudar Teologia: “Padre Erondi, quando soube da bolsa, lembrou das nossas conversas e logo entrou em contato comigo. Sempre tive vontade de fazer graduação e agora que meus filhos estão criados pude voltar aos estudos e pretendo passar todos os ensinamentos que receber aos meus alunos na catequese”.

André Luís da Silva Sanchez, 39 anos

Na Paróquia São Francisco de Assis, em Três Lagoas (MS), o acadêmico atua como ministro da Eucaristia, ministro da Palavra e também é coordenador do grupo dos jovens. Para André, a  bolsa de estudos veio como um presente: “Sempre quis ser teólogo, mas nunca tive condições financeiras de investir em uma graduação, por isso esse benefício fez tanta diferença em minha vida. A partir dessa formação, vou poder transmitir o conhecimento para a comunidade de maneira correta e ajudar a minha igreja”.

Douglas Silveira, 48 anos

Ministro da Eucaristia, o bolsista também integra a equipe de batismo e o grupo responsável pelo curso de noivas na Paróquia São Gonçalo, em Cuiabá (MT). De acordo com Douglas, o curso de Teologia pela UCDB Virtual é de grande valia: “Enxergo a graduação como uma forma de aprender mais sobre a minha religião e poder compartilhar melhor as palavras do Senhor com a minha comunidade. Sou muito grato por ter sido contemplado com a bolsa de estudos”.

Ricardo Dias de Moraes, 28 anos

O acadêmico é coordenador da Pastoral Social na Paróquia Nossa Senhora da Guia, localizada em Coxipó da Ponte, distrito de Cuiabá (MT). A bolsa de estudos, de acordo com Ricardo, veio como uma maneira de aprofundar mais os conhecimentos que possui sobre a religião e o catolicismo  para que possa ajudar a igreja. “Minha comunidade é muito grande e fica um pouco distante da Paróquia, quero estudar, me tornar catequista e poder ajudar na formação de todos”, pontuou.