UCDB Virtual abre oito novos polos em 2017

17/10/2017 - 9:00 - Virtual

Fonte: Suzana Servian

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Virtual

A qualidade é um dos valores que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) prioriza no âmbito educacional. Pautada nesse quesito, a UCDB Virtual, braço da educação da distância da Católica, ampliou os polos de ensino: agora são 25 espaços de formação espalhados pelo Brasil.

São oito novos polos que passaram a funcionar este ano, além dos 17 já existentes, a fim de possibilitar aos alunos o acesso mais rápido aos encontros presenciais. As cidades contempladas são: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Teresina (PI), e Dourados e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.

“Desde 2005, quando Ministério da Educação (MEC) abriu diretrizes para a instalação de novos polos, a UCDB Virtual se preocupa em ampliar o acesso aos acadêmicos. Até o final de 2018, a nossa meta é dobrar a quantidade já existente com o objetivo de atingir todas as regiões do país”, destacou o diretor da UCDB Virtual, Jeferson Pistori.

Cada polo funciona como uma unidade de apoio para os encontros presenciais dos cursos de graduação a distância oferecidos pela Instituição. Esse contato com os auxiliares pedagógicos é obrigatório ao final de cada semestre, quando os alunos fazem avaliações.

Como muitos acadêmicos moram em cidades diferentes dos polos, precisam viajar para fazer as provas e a criação de novas unidades, para alguns, diminuiu distâncias.

“Creio que ter um polo de acesso por perto evita o cansaço com viagens, dá uma liberdade bem maior e possibilita a fácil presença em todas as provas. A presença de um novo polo em Florianópolis é uma oportunidade para que mais jovens, assim como eu, possam se juntar à UCDB, e tenham uma maior comodidade”, comentou Clóvis Martins, de 24 anos, acadêmico de Filosofia, que aguarda sua transferência de Belém para Santa Catarina, cidade onde mora.   

Além de facilitar o acesso dos acadêmicos já matriculados, a criação dos polos estimulou outras pessoas a iniciarem a graduação.  Esse foi o caso dos brasileiros Nuriana e Thiago Prando, que moram em San Lorenzo, no Paraguai.

Há tempos o casal procurava por um curso superior para aprofundar o conhecimento no campo teológico. Já tinham pensado na UCDB Virtual, porém, o polo mais próximo era Campo Grande, possibilidade inviável para ambos. Com a criação da unidade em Dourados, os dois receberam uma notícia boa e fizeram a inscrição no curso de teologia.  

“Justo dessa vez, ao ter fé, foi criado esse polo mais perto da gente. Nossos familiares são de Ponta Porã e Dourados, então fica fácil para nossa estadia, já que temos três filhos também”, comentou Nuriana.

Cursos UCDB Virtual

Ao todo são oferecidos 20 cursos de graduação a distância com duração de 2 a 4 anos. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e, além deles, também há 48 opções de pós-graduação e oito de extensão. Confira todas as opções pelo site da UCDB Virtual, basta clicar aqui.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.