Jornalismo Independente é tema de roda de conversa

Evento on-line pretende comemorar o Dia do Jornalista
05/04/2021 - 06:13 - Geral

Em um período em que a comunicação, a mídia e o jornalismo estão cada vez mais atrelados a grandes meios de comunicação, grupos empresariais e até mesmo a governos, o jornalismo independente tem surgido com força na internet. O assunto será o tema central da roda de conversa que o curso de Jornalismo realiza nesta quarta-feira, dia 7 de abril, em homenagem ao Dia do Jornalista.

Os convidados são os jornalistas Aydano André Motta, do Projeto#Colabora; e Paula Guimarães do Portal Catarinas. Criado em 2015, o #Colabora não tem fins lucrativos, nem vinculação partidária e aborda pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Já o Catarinas, desde 2016, desenvolve o jornalismo dedicado às questões de gênero, feminismos e direitos humanos.

A mídia independente é o tipo de mídia que não está sob o controle de grandes grupos de comunicação, e que não está vinculada a compromissos com anunciantes, grupos políticos ou instituições governamentais.

Jornalismo independente, em tese, nada mais é do que a representação da real forma de se fazer notícia. Muitos veículos de comunicação no Brasil se autodenominam independentes, pois segundos eles, não estão atrelados a grandes meios de comunicação e grandes empresas. Todavia esses não podem ser considerados independentes, pois estes fazem partes e estão ligados a partidos políticos, e obviamente, em algum momento, terão que tender a informação (ou a desinformação) ao seu lado.

A roda de conversa do curso de Jornalismo será realizada nesta quarta-feira, dia 7 de abril, às 9h, pelo GoogleMeet – meet.google.com/btw-uwzq-emy

Se você quer saber mais sobre jornalismo independente confira a lista de veículos elaborada pela Agência Pública: https://apublica.org/mapa-do-jornalismo/

Autor: Mateus Mundim, acadêmico do terceiro semestre de Jornalismo.