Jornalista e publicitária dá dicas sobre Inbound Marketing

Em palestra, on-line, a profissional conversou com acadêmicos do sétimo semestre
14/05/2020 - 10:15 - Geral

Acadêmicos de Jornalismo da UCDB participaram nesta terça-feira (12/05) de um bate papo on-line com a jornalista e publicitária Jéssica Machado. A convidada falou sobre Inbound Marketing e deu dicas para os acadêmicos do sétimo semestre de Jornalismo.

Mestre em Estudos de Linguagens, para a comunicadora “o Inbound Marketing vai fazer com que a pessoa se sinta atraída pelo conteúdo e, por sua vez, que se torne cliente fiel a longo prazo”. Jéssica Machado explicou que tanto a área de Marketing Digital, quanto a de Inbound Marketing podem ser aplicadas em diversos pontos: como jornalista, ou como produtor de conteúdo, você pode adaptar essas estratégias em tudo, em diversas plataformas, no seu texto, no seu post, a área é ampla”.

A palestrante também detalhou a diferença entre Marketing Convencional - “que o comunicador fala para as pessoas”, e o Marketing de Conteúdo, no qual “o publicitário ou jornalista fala com as pessoas, tendo uma maior aproximação, entretanto o resultado acaba sendo mais longo”.

Buscas na internet

Atualmente, 90% dos processos de compra começam por uma busca pela Internet, por isso, Jessica Machado aconselhou que ter um destaque na internet é fundamental: “um profissional de comunicação precisa estar bem relacionado na internet, seja por meios de busca, redes sociais, blogs, notícias e outros. Ele precisa aparecer para ser reconhecido, pois hoje em dia toda a informação está na Internet”.

Ao ser questionada sobre qual o cenário do Inbound Marketing hoje no Brasil, ela afirmou que no país “foi o marketing digital que despertou para essa questão e ele está cada vez mais aumentando”. Neste aspecto, ela citou como exemplo o Sebrae MS que adotou medidas e estudos sobre o Inbound Marketing. “Ele tem crescido, embora não seja muito disseminado, mas ele tem sido cada vez mais conhecido e adotado como estratégia de divulgação de conteúdo em várias plataformas”, finalizou a palestrante.

Repórter: Mateus Mundim, acadêmico de Jornalismo